segunda-feira, 31 de março de 2014

Ser um Mestre RPG é tão difícil assim?........ Ékkk

Hello Felous da pota.
Estava conversando com um amigo sobre iniciarmos esta empreita de sermos RPGers (eu que inventei este termo, legal né?) e não termos um Mestre¬¬.
Acredito que para ser um mestre em um RPG o individuo necessita de algumas características como criatividade, desenvoltura, bom senso, etc. Mas para iniciantes acho que podemos tentar só com o que é aprendido na internet, afinal de contas um bom mestre começou de alguma forma certo?
Seja feita minha vontade, ho ho ho. E feliz Natal
Então entre várias pessoas dando dicas, selecionei esta do site rpgonline.com que penso fazerem muito sentido:


1 - Cative os jogadoresOs jogadores ficam sem vontade de jogar com muita facilidade se a aventura não for interessante. Seja surpreendente, dê certas viradas na história quando eles menos esperarem (e estiverem bocejando). Faça-os tomar uns sustos, descobrindo que seu melhor amigo NPC é um traidor ou que o seu grande inimigo é na verdade um covarde assustado de quem eles deveriam ter pena. Crie um clima, focando bem cenas marcantes para os jogadores se sintam dentro do jogo. Estes detalhes tornam a aventura mais interessante para os jogadores, mas lembre-se de não querer fazer uma história perfeita, isso nunca dá certo. Se esforce o máximo possível, mas o que der errado deixe para trás. Esteja pronto para mudar o rumo da história ao menor sinal de desinteresse.

2 - MegalomaniaCuidado! Você que está começando agora e pode ficar meio empolgado com todo o poder que você vai ter nas mãos ( Meu Deus! Vou fazer um antediluviano ). Lembre-se que você é um mediador, um narrador, não um carrasco que tem que mostrar poder! Você tem que divertir os jogadores e guiá-los, não espancá-los. É muito comum pro mestre iniciante fazer aqueles NPCs poderosos, cheios de poderes e indestrutíveis. Só que os jogadores têm os seus defeitos e qualidades, e não são super-heróis. Faça NPCs como eles! Um bom personagem é aquele legal de interpretar, bem complexo, e não aquele cheio de poderes que pode destruir o planeta.
  

3 - Não Seja Preguiçoso!Existem mestres que querem que a aventura flua rapidamente pra chegar onde eles querem (“Narrador: bem pessoal! Vocês viajam por um tempo e logo chegam...”), e aí, todas as vezes que os jogadores arrumam um problema que vai complicar tudo no meio do caminho, eles simplesmente deixam de lado as complicações e entregam tudo de mão beijada para que os jogadores possam se safar logo. Se o cara resolveu tirar a roupa no meio da rua, se isso for num país de primeiro mundo, um policial com certeza vai detê-lo e vai levar o indivíduo pra cadeia. Mesmo que com isso vocês percam um bom pedaço de cena.

4 - Esteja Preparado Pra Tudo!Se você está rolando uma aventura que se passa em NY, que tal você dar uma lida num livro sobre a cidade ou procurar algo sobre ela na Internet? Se de repente o cara resolve que quer entrar num museu de arte em NY, você sabe como é o tal do museu e não tem que inventar nada. Assim, evitando que um cara que saiba mais que você te desminta depois. E se a aventura estiver rolando na Idade Média? Que tal você manjar um pouquinho mais sobre este período? Esteja preparado para qualquer pergunta dos jogadores e para qualquer ação que você nem imaginou que eles poderiam fazer... E fizeram! Tenha todos os livros e regras à mão, para poder agir de imediato, assim quando surgir à pergunta, você pode dar a resposta na lata! 


AAAANGELAAA!!!- Ain meu deeeus - (piada interna hehe) 

5 - Seja CriativoVocê tem que ser surpreendente, maluco, inovador, diferente! Olha, apesar de vocês estarem rolando uma aventura nos EUA ou até no Brasil, por exemplo, que tal o presidente que os jogadores vão encontrar ser um personagem que você criou, ao invés do Lula ou o FHC? Pense até que ponto você quer usar realidade demais na história, o entretenimento da sua criatividade pode ser legal...

6 - Seja ImparcialFalar desse tema sempre é muito difícil, mas vou tentar, procure sempre pensar antes de dizer “você morreu”, quando você é amigo de longa data de um dos participantes da mesa, mas nem por isso você vai aliviar a barra do cara. Procure manter o meio termo, não pendendo para um lado. Uma técnica que costumava utilizar quando estava começando a mestrar era “rolar um dado de sorte a cada 30 mim de jogo”, o dado pode ditar as regras do jogo, caso esse dado tenha um resultado baixo coisas ruins começam a acontecer, caso seja alto, coisas boas... Mas lembrando, imparcialidade é apenas bom senso em mesa.

7 - Deixe os jogadores agiremMeu, eu sei que você planejou esta história até o final, com todo o carinho e dedicação... Mas pode ter certeza que vai aparecer um jogador super criativo e vai dar um jeito de mudar totalmente o rumo das coisas, resolvendo uma das tuas tramas de modo tão fácil que você vai ficar sem reação. Como diz a dica 4, esteja preparado para tudo... Só não vai dar um jeito de detonar o que o moleque fez e voltar a tua história. Ele vai se sentir um nada. Não esqueça que o RPG é um jogo só com começo, porque quem faz o meio são os jogadores, até chegar ao fim, que muito provavelmente vai ser totalmente diferente do que você imaginou. Deixe a aventura correr solta! O mais legal de ser mestre é o desafio de inventar algo novo a cada minuto! 

Vem Aqui Noob que eu te ajudo^^

8 - Seja o meio-termo
RPG 
é diversão! Não seja um mestre muito sério ou metódico que tira pontos ou distribui balas perdidas aos jogadores que tiverem soltado uma piadinha. Mas também não afrouxe muito. Tem aquela pessoa que quer transformar o jogo num show humorístico, e não é assim. Fique no meio-termo e tudo vai se resolver.



9 - Ajude os iniciantes
Pior do que um mestre que se acha é aquele que acha que todo mundo tem de saber tanto quanto ele. Cara, você também já foi iniciante um dia! Ajude quem está começando a entrar n
clima... Dá um desconto pros caras! E vou te falar: não deixe que os jogadores mais experientes se aproveitem da inexperiência de quem ta chegando agora e tripudiem do cara! Se liga!

10 - Esqueça os DadosSe você ficar se apegando muito, as rolagens de dados e às regras o jogo vai ficar um porre. Tente só usar os dados quando estritamente necessário. Privilegie a interpretação e o seu bom-senso. Se o personagem do cara é um artista de circo e quer pular de um sofá pro outro, você vê necessidade de rolar um dado? Eu não! E se o cara tem uma excelente interpretação e um papo perfeito pra convencer o guarda a não cobrar a multa, você acha que vai rolar os dados para isso? Boa diversão

Seguindo estas dicas podemos, pelo menos, tentar despretensiosamente. Afinal de contas, o pior que pode acontecer é darmos boas risadas com as cabaceasses (o.O) dessa turminha do barulho aprontando altas confusões que até deus duvida!!

segunda-feira, 17 de março de 2014

A vida é melhor com um Titan


Comercial do jogo Titan Fall que deixa claro que podemos esperar diversão deste titulo. Detalhe que é exclusivo para Microsofters (Xbox 360, XboxOne e Pc ).
Ainda demora um pouco para meu Xbox One, mas a Sony está ficando para traz ao meu ver¬¬.

sábado, 15 de março de 2014

Reativando esta Bagaça!

Ola Galera,

Sei que muitas pessoas ao redor do mundo não estão lendo isto, porém alguém VAI ler com certeza.
Estou fazendo este post para testar e ver se esta budega ainda esta de pé e quem sabe convidar meus companheiros que não fazem nada de util por suas almas para escreverem algo sobre algum assunto que dominam.
A algum tempo meu amigo Mskt me explicou como funciona a energia retirada de uma usina nuclear, algo que me deixou muito intrigado e dei uma pesquisada. Se por exemplo ele postasse esta explicação aqui, outras pessoas poderiam também ficar instigadas e um novo conhecimento seria disseminado.

É exatamente assim que funciona, #sqs
Entre outros conhecimentos que todos nós possuímos, como um de nossos amigos que manja de pokémom e excel, ou nosso amigo bardo falando sobre música,  ou o polakão manjando de alguma coisa que eu não sei exatamente, mas gostaria de saber quando ele postar aqui. São 5 cabeças, se cada um fizer 1 postagem por semana, (pelo menos do tamanho desta que fiz), já teriamos material para 1 postagem por dia durante cinco dias! (incrível matemática não?)
Manifesto feito, me retiro dizendo que seria bom termos algo de bom para mostrar para a sociedade, mas isso pode ser também apenas uma crise de segunda idade!!

Eu e minha filosofia barata!